As novidades do High Five Bilingual Education


Data Publicação: 18/08/2023

Seguindo na proposta de mostrar as possibilidades e ajudar na construção dos novos futuros, Luana Queiroz, business owner do High Five Bilingual Education, solução bilíngue da Conexia, trouxe perspectivas sobre a educação bilíngue atual e como as escolas parceiras podem ampliar o que oferecido aos alunos.

Confira alguns pontos importantes.


O mundo atual e oportunidades
Luana Queiroz, business owner do High Five Bilingual Education.

Em um mundo cada vez mais globalizado e interconectado, o bilinguismo tornou-se uma habilidade essencial para a formação do aluno do século XXI e para possibilitar a vivência e construção de seus futuros.


E neste sentido, diversas pesquisas apontam que uma das habilidades mais cobradas pelos empregadores é a fluência em duas ou mais línguas e a capacidade de se comunicar e superar os desafios.


Além disso, outra possibilidade aberta nos últimos anos é a flexibilidade de trabalhar em qualquer lugar e para outras empresas, principalmente para as que estão no exterior.


E aqui, a educação bilíngue se torna essencial no currículo das escolas para preparar esse aluno para essa possibilidade.

O que seu aluno ganha com isso?
A ciência aponta que ter um cérebro bilíngue traz benefícios, como por exemplo:

  • Flexibilidade cognitiva, ou seja a capacidade de aprender duas línguas e de alternar entre diferentes sistemas linguísticos.
  • Aumento da capacidade de aprendizado, tornando mais fácil para aprender novos conceitos e habilidades.
  • Pensamento crítico ampliando a forma como percebem o mundo, desenvolvendo novas habilidades.
  • Consciência cultural e compreensão das diferenças, desenvolvendo maior sensibilidade cultural e empatia por outras perspectivas.
Outro estudo aponta que saber uma língua adicional pode proteger conta doenças degenerativas, como o Alzheimer. Confira aqui.

E mais do que ter uma aula de inglês na rotina escolar, é preciso contextualizar e apresentar a nova língua como o aluno vai realmente usar.

Neste sentido, o High Five está preparado para esse desafio oferecendo uma proposta pedagógica alinhada às atuais diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e também voltada às competências da UNESCO para o aprendiz do século XXI.

E para 2024, a solução da Conexia traz novidades: um material contextualizado e especial pensado para as crianças da Educação Infantil, anos iniciais e anos finais, dando mais embasamento para o início dos estudos na segunda língua, além de outras novidades que serão anunciadas até a chegada no novo ano.

Confira a apresentação completa:
Um projeto vivo e curioso
Durante o evento, Luana ainda apresentou um dos parceiros do High Five, a National Geographic Learning e chamou ao palco os exploradores Leonardo Lanna e Lvcas Fiat, do Projeto Mantis.

Assim como o High Five, a NatGeo acredita que um aprendizado total acontece por meio da imersão no conhecimento. E, por isso, todo o material conta com recursos visuais incríveis que refletem a beleza e raridade do mundo em diversos contextos.

E, esse material parte do trabalho dos parceiros e exploradores da plataforma, como por exemplo o Projeto Mantis, que percorre e explora as matas brasileiras em busca de retratar a beleza real da natureza.

Durante a apresentação os exploradores contaram um pouco do processo de criação e exploração e, ainda, levaram alguns dos animais fotografados para o público.
Confira a apresentação completa: